sábado, 30 de abril de 2016

A importância das Manutenções e seus tipos

A importância das Manutenções e seus tipos





      Proteger o computador não é suficiente para que este se mantenha estável por um longo período de tempo. É necessário realizar manutenção periodicamente. Só assim é que poderemos ter um PC seguro e estável. Mas porquê?
A resposta para esta questão é simples. Tudo o que tiver cuidados regulares dura mais. E nos computadores não é diferente!

     A manutenção de computadores é um conjunto de ações que visam solucionar um ou mais problemas diagnosticados no computador, ou antever o problema por meio de análise de situações no funcionamento do computador.

      Nesta matéria vamos explicar a diferença dos principais tipos de manutenção: Manutenção Preventiva e a Manutenção Corretiva.


Manutenção Preventiva

      É de essencial importância a Manutenção Preventiva. O próprio nome já diz, previne alguma coisa. Na informática, usamos esse termo para prevenir qualquer dano que o computador possa sofrer, como problemas no HD, na memória, no processador, infecção por vírus e até mesmo falhas no sistema operacional. Boa parte das perdas por defeitos desconhecidos em periféricos de computadores acontecem por falta de uma prevenção adequada.

Exemplo: um computador “travar” não é algo normal.

Qual seria o motivo?
Muitos pensam que ocorreu um aquecimento no processador, ou que foi alguma trilha ou setor defeituoso do HD.

      Tudo isso é possível de ser prevenido: Na manutenção preventiva, é feita uma limpeza física no equipamento, com substâncias específicas para cada componente, e limpeza lógica, que inclui a verificação e atualização do sistema operacional, atualização do antivírus e das ferramentas, utilizando também softwares específicos para fazer checagens e mostrar se tais problemas existem, em tempo hábil de serem corrigidos antes de uma pane e garantindo uma vida útil maior tanto para o equipamento quanto para o sistema operacional.

      A vantagem de manutenção preventiva é que ela pode ser programada, assim o dono do equipamento não é pego de surpresa. Os procedimentos de manutenção preventiva podem evitar a maior parte dos defeitos dos equipamentos diminuindo ao máximo as manutenções corretivas, que são de longe as mais caras e prejudiciais para quem depende do equipamento.



Manutenção Corretiva

      Este é o tipo mais comum, infelizmente. A manutenção corretiva tem por finalidade solucionar problemas mais graves, como por exemplo, quando o equipamento quebra ou deixa de funcionar de acordo com o esperado, quando apresentam defeitos que inutilizam memória ou queima do HD. Aí então se aciona o profissional de manutenção para "dar um jeito" na situação. O interessante é que, aparentemente, os equipamentos quebram quando mais se precisa deles.

      Por isto, o ideal seria que a manutenção corretiva acontecesse raramente, ou seja, deveria ser realmente um acidente. Para tanto, é preciso caprichar na manutenção preventiva.



Conclusão

      Procure fazer periodicamente uma manutenção preventiva em seu equipamento para que não seja preciso a manutenção corretiva, que quer dizer desperdício de tempo e dinheiro.